sábado, 7 de julho de 2007

Amizade

Texto que eu escrevi certa vez num tópico do orkut (em 04/09/2005), sobre amizades verdadeiras...

"De minha parte, gostaria ainda de colocar outros três elementos que considero importantes para uma verdadeira amizade:

- Pureza: assim como no amor, na amizade (que também é uma forma de amor) a pessoa deve ser a mais pura possível. E ser pura sem esforço. A pureza que cito aqui é aquela de criança mesmo. De ser inocente, 'bobo', fazer o bem sem perceber e sem querer aplausos por isso. Sem um mínimo de pureza, na minha opinião, fica difícil uma amizade pois ela não se sustenta no sentido de abrir espaços para desconfianças, 'jogos' e falsidades.

- Alimentar: uma amizade precisa ser alimentada, principalmente em seu início. Depois de ter as suas raízes fortes, creio que aí sim a alimentação já não é tão necessária. Eu mesmo já fiquei anos sem falar com grandes amigos e quando nos encontramos, era como se não tivesse passado nem uma semana. Mas a princípio, o ideal é que ela seja alimentada toda semana ou mesmo quase todo o dia. Sem adubo, eu não sei mas me parece que há grandes chances da amizade ir ficando fraca até acabar sumindo.

- Afinidade mística: eu chamo de mística pois é um tipo de afinidade que não consigo explicar. Foge da lógica. Ocorre quando você conhece uma outra pessoa e entre vocês parece haver algo que faz com que tudo dê certo no sentido de fazer nascer e crescer uma amizade entre ambos. Não é afinidade de pensamentos ou culturas e gostos, mas é um tipo de afinidade onde o próprio cosmos parece ajudar na consolidação da amizade. Já conheci pessoas que tinham muita afinidade comigo em relação a gostos, pensamentos, etc, e que mesmo ambos tentando fortalecer a amizade, acabou não dando certo e nos afastamos. E isso já aconteceu mais de uma vez. No entanto, tenho grandes amigos e amigas onde ocorreu esta afinidade mística. Penso que ela é meio que necessára para grande amizade (mas não para uma amizade comum)."

Nenhum comentário: